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As exigências físicas específicas do atletismo (velocidade, resistência, saltos, lançamentos) exigem alta capacitação pelos profissionais envolvidos. O perfil desses educadores integrantes do projeto contempla conhecimentos na área da Educação Física escolar e da ciência do desporto. É necessário que haja traços de liderança, responsabilidade, ética, respeito, entre outras características que estejam presentes entre os profissionais envolvidos.
Em 2004, a psicóloga Simone Meyer Sanches, em seu trabalho de mestrado, realizou a coleta de dados da sua dissertação com os atletas da equipe. Foram 11 participantes no total, todos da equipe de treinamento, com idades entre 15 e 17 anos. A pesquisadora aplicou um instrumento de avaliação da rede de apoio social e afetivo denominado Mapa dos Cinco Campos, seguido de uma entrevista. Os resultados apontaram que muitos atletas entraram ainda crianças e já estão no projeto há vários anos, favorecendo a realização de um trabalho preventivo por meio da prática esportiva.
Diversas questões são trabalhadas a partir da troca de informações entre os próprios atletas, entre estes e os técnicos, e com as palestras educativas oferecidas. O projeto de atletismo contribuiu de forma significativa para a ampliação da rede de apoio dos participantes (pessoas próximas da família ou não com quem eles podem contar), pois o campo do instrumento aplicado referente ao projeto foi o que obteve o maior número de pessoas citadas. Os participantes do projeto formam vínculos muito significativos entre si, ou seja, constroem amizades muito fortes com os outros atletas, constituindo um grupo que extrapola o âmbito do projeto e se expande para todos os contextos da vida. Eles também se vinculam fortemente aos seus técnicos, que se tornam amigos, educadores, conselheiros e exemplos a serem seguidos. A maioria dos adolescentes apontou que os pais apoiam e incentivam a sua participação no projeto. As entrevistas forneceram mais alguns dados qualitativos referentes a outras contribuições do projeto relacionadas ao aumento da autoestima, da autoconfiança e da motivação dos participantes, à aceitação do corpo, ao desenvolvimento de competências sociais, à atribuição de uma função social, ao aumento da responsabilidade, à ocupação do tempo ocioso dos participantes, ao aumento dos hábitos de vida saudáveis dos mesmos, ao estabelecimento de metas e planos futuros, entre outros. Também foi constatado que o projeto de atletismo em questão contribuiu para o fortalecimento da rede de apoio social e afetivo dos participantes, para a promoção de saúde psicológica dos mesmos, aumentando também diversos fatores de proteção, diminuindo outros fatores de risco e promovendo a resiliência desses jovens.