Conheça nosso time

O Veja nosso time incrível.

As exigências físicas específicas do atletismo (velocidade, resistência, saltos, lançamentos) exigem alta capacitação pelos profissionais envolvidos. O perfil desses educadores integrantes do projeto contempla conhecimentos na área da Educação Física escolar e da ciência do desporto. É necessário que haja traços de liderança, responsabilidade, ética, respeito, entre outras características que estejam presentes entre os profissionais envolvidos.

Em 2004, a psicóloga Simone Meyer Sanches, em seu trabalho de mestrado, realizou a coleta de dados da sua dissertação com os atletas da equipe. Foram 11 participantes no total, todos da equipe de treinamento, com idades entre 15 e 17 anos. A pesquisadora aplicou um instrumento de avaliação da rede de apoio social e afetivo denominado Mapa dos Cinco Campos, seguido de uma entrevista. Os resultados apontaram que muitos atletas entraram ainda crianças e já estão no projeto há vários anos, favorecendo a realização de um trabalho preventivo por meio da prática esportiva.

Diversas questões são trabalhadas a partir da troca de informações entre os próprios atletas, entre estes e os técnicos, e com as palestras educativas oferecidas. O projeto de atletismo contribuiu de forma significativa para a ampliação da rede de apoio dos participantes (pessoas próximas da família ou não com quem eles podem contar), pois o campo do instrumento aplicado referente ao projeto foi o que obteve o maior número de pessoas citadas. Os participantes do projeto formam vínculos muito significativos entre si, ou seja, constroem amizades muito fortes com os outros atletas, constituindo um grupo que extrapola o âmbito do projeto e se expande para todos os contextos da vida. Eles também se vinculam fortemente aos seus técnicos, que se tornam amigos, educadores, conselheiros e exemplos a serem seguidos. A maioria dos adolescentes apontou que os pais apoiam e incentivam a sua participação no projeto. As entrevistas forneceram mais alguns dados qualitativos referentes a outras contribuições do projeto relacionadas ao aumento da autoestima, da autoconfiança e da motivação dos participantes, à aceitação do corpo, ao desenvolvimento de competências sociais, à atribuição de uma função social, ao aumento da responsabilidade, à ocupação do tempo ocioso dos participantes, ao aumento dos hábitos de vida saudáveis dos mesmos, ao estabelecimento de metas e planos futuros, entre outros. Também foi constatado que o projeto de atletismo em questão contribuiu para o fortalecimento da rede de apoio social e afetivo dos participantes, para a promoção de saúde psicológica dos mesmos, aumentando também diversos fatores de proteção, diminuindo outros fatores de risco e promovendo a resiliência desses jovens.

Ricardo D´Angelo

Doutor em Ciência do Esporte

Celso Ficagna

Treinador de Atletismo

José Vicente dos Santos Filho

Treinador de Atletismo

Sinval Oliveira

Treinador de Atletismo

Wagner Cardoso

Professor de Atletismo

Leticia da Silva

Professora de Atletismo

Vitor Stefanini

Fisioterapeuta

Jadson Alves

Massoterapeuta

Simone Sanches Mendes

Psicóloga

Maria Aparecida Pacheco

Assistente Social


Deseja receber nossa Newsletter?


Veja nossa última newsletter