Atletas do IVCL são campeões brasileiros Sub-18 .




Mateus Rodrigues dos Santos e Ana Laura Trevisan foram destaque na competição em Cuiabá

Depois de brilharem no Campeonato Paulista Sub-18, agora foi a vez de dois atletas do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) – que tem a ORCAMPI como núcleo esportivo e conta com o apoio do Instituto CPFL – se destacarem nacionalmente. Mateus Rodrigues dos Santos e Ana Laura Trevisan disputaram o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-18 de Atletismo, de 6 a 8 de junho, na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá. O evento contou com a participação de 795 atletas de 23 estados brasileiros.

“Estamos muito orgulhosos do desempenho do nosso time Sub-18, são jovens com enorme potencial e determinados a melhorar sempre. É uma honra para instituição perceber no comportamento desses jovens todos os valores que trabalhamos no projeto a partir de nosso planejamento pedagógico. É a certeza de que nossas intervenções estão produzindo performances atléticas de nível nacional, bem como pessoas melhores”, analisa Ricardo D´Angelo, coordenador do IVCL.

Mateus, de 16 anos, conquistou duas medalhas: ouro na prova dos 3.000 metros rasos e bronze nos 2.000 metros com obstáculos. “O Mateusinho tem uma história interessante na equipe, treina há muitos anos e está sempre disputando campeonatos. Começou no atletismo em um projeto da Prefeitura de Campinas e desde 2017 está conosco. Mais um atleta que passou por todas as etapas e alcançou o topo na sua categoria, o que é motivo de bastante orgulho para nós. O Mateus tem um irmão gêmeo, o Samuel, que também é nosso atleta. Ele é mais alto que o Mateus, o que é uma vantagem em algumas provas como a de obstáculos, por exemplo. Os dois são muito tranquilos, dedicados e estão na equipe há anos”, conta Alex, treinador do IVCL.

Nos 3.000 metros rasos Mateus adotou uma estratégia para o fim da prova. “Ele correu com muita autoridade! Ele não é muito rápido, então faltando 900 metros ele acelerou e saiu do grupo que estava liderando a prova. Um adversário respondeu e foi junto. Então, faltando 700 metros, o Mateus tentou de novo se desgarrar. Dessa vez deu certo, ele foi embora e abriu quase 100 metros do segundo colocado. Fez a sua melhor marca da carreira: 8.53.17, oito segundos a menos do que a anterior. Estavam os melhores atletas do Brasil em Cuiabá, foi uma surpresa o Mateus ter uma certa “facilidade”, especialmente porque ele correu essa prova depois dos 2.000 com obstáculos, que ele foi terceiro colocado e melhorou a sua marca pessoal”, explica o treinador, que também foi atleta de provas de fundo e trabalha com essa especialidade há anos.

Ana Laura Trevisan, 16 anos, fez as mesmas provas que o colega de treino. “Diferentemente do Mateus, a Ana sentiu o cansaço após a primeira disputa, mas teve uma brilhante participação na competição. Na segunda prova que disputou ficou em 5º lugar e na minha opinião poderia ter sido vice-campeã pelo menos”, avalia Alex. “Ela vence



Deseja receber nossa Newsletter?


Veja nossas newsletter