Ana Trevisan é convocada para o Ibero-Americano Sub-18 .




Jovem promessa do IVCL integrará a seleção brasileira pela primeira vez

Ana Laura Trevisan segue colecionando excelentes feitos na temporada 2025. Atual campeã brasileira e paulista na categoria Sub-18, a atleta do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) – que tem a ORCAMPI como núcleo esportivo e conta com o apoio do Instituto CPFL – foi convocada para integrar a seleção brasileira que disputará o II Campeonato Ibero-Americano de Atletismo Sub-18. A competição reúne atletas de países de língua espanhola e portuguesa e será realizada em Assunção, no Paraguai, nos dias 19 e 20 de julho.

Com apenas 16 anos, Ana disputará os 2.000 metros com obstáculos. Essa será a primeira vez que Ana viajará para o exterior, além de ser a sua primeira seleção brasileira. “Eu me preparei para essa convocação desde o início do ano, buscando me posicionar melhor no ranking a cada competição. Saber que alcancei o meu objetivo é muito gratificando, me motiva a buscar lugares mais altos”, comenta a jovem fundista.

Para Alex Lopes, treinador do IVCL, as expectativas pela participação da atleta são boas. “Analisando o ranking Ibero-Americano, que a Ana é a atual quinta colocada, temos duas espanholas muito bem ranqueadas, embora a gente não saiba se a Espanha participará do evento. Depois, está tudo muito embolado: uma portuguesa, uma argentina, a Ana, outra portuguesa, uma brasileira e uma mexicana. A diferença entre essas atletas é em torno de 7 segundos, ou seja, o que vai determinar mesmo é a estratégia de prova e como a atleta vai lidar com isso na competição”, analisa o treinador. “Eu espero e acredito que a Ana vá brigar por medalha, está treinando para isso e é o nosso objetivo. Se voltar com uma medalha vai ser muito importante para ela, para a família e para o IVCL”, complementa Alex.

A primeira vez que Ana fez uma viagem de avião foi em 2024, com o IVCL, quando viajou para os Campeonatos Brasileiros Sub-16 e Sub-18. “Nunca fiz uma viagem internacional”, conta ela animada. “A minha expectativa é estabelecer uma nova melhor marca, buscar uma medalha e representar o IVCL e o Brasil da melhor maneira. Sei que a experiência conta muito. Essa é a minha primeira convocação, quero aproveitar ao máximo os momentos e aprendizados”, revela a jovem fundista que já foi ginasta antes de conhecer o atletismo.

Para Ricardo D´Angelo, coordenador do IVCL, a convocação de Ana é a recompensa de toda dedicação e empenho da atleta. “Assim como aconteceu com o Vanderlei, padrinho do IVCL, e com tantos outros, o esporte está mudando a vida da Ana. Ficamos orgulhosos de acompanhar o seu desenvolvimento e de ver o resultado do trabalho da nossa equipe multidisciplinar. Espero que ela faça uma excelente competição e aproveite essa oportunidade incrível”, comenta Ricardo.



Deseja receber nossa Newsletter?


Veja nossas newsletter