Atleta do IVCL brilha nas pistas de atletismo e na Olimpíada de Matemática do Estado de São Paulo.




Kayo Lucas Martins é o atual campeão paulista sub-18 do salto triplo e em distância

Aliar esporte e educação é a missão do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) – que tem a ORCAMPI como núcleo esportivo e conta com o apoio do Instituto CPFL. Através de treinamentos orientados de atletismo e do Programa Apoio Escolar, o IVCL vem colhendo frutos nas duas áreas e aprimorando cada vez mais os benefícios oferecidos gratuitamente aos participantes. Kayo Lucas Martins, de 16 anos, é um dos destaques da instituição.

Atual campeão paulista sub-18 nas provas de salto triplo e em distância, Kayo também conquistou um importante título na escola. Ele venceu a Olimpíada de Matemática do Estado de São Paulo (OMASP). “Ganhei a medalha de ouro, foi uma conquista incrível e muito significativa para mim. A OMASP é uma competição desafiadora, que envolveu milhares de estudantes em três fases, exigindo muita dedicação e estudo. Estar entre os medalhistas me encheu de orgulho e reforçou a minha confiança nas minhas habilidades matemáticas. Essa conquista também me motivou a continuar me dedicando aos estudos e a buscar novas oportunidades acadêmicas”, comenta Kayo, que é aluno da E. E. Dom Barreto.

A OMASP reúne estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º anos) e no Ensino Médio (1ª a 3ª séries) de escolas da rede pública do Estado de São Paulo de ensino regular e das Escolas Estaduais de tempo integral. É uma iniciativa realizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), com apoio da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM).

No IVCL desde fevereiro de 2024, Kayo é natural de Campinas (SP), e começou no atletismo através de um convite da prima. O jovem é frequentador assíduo do Programa Apoio Escolar da instituição e participa das atividades das disciplinas de matemática e português. “É fundamental para o meu desenvolvimento educacional, me ajuda a equilibrar os treinos com os estudos e reforça tudo que aprendo na escola. Também me ajuda a melhorar materiais e situações que tenho dificuldade. Esse suporte é fundamental para que eu cresça não só como atleta, mas também como estudante e cidadão”, avalia o saltador.

Para ele, abdicação, dedicação e superação fazem parte da rotina diária, tanto na pista quanto nos estudos. “Essas três palavras representam mais do que atitudes, são escolhas diárias que moldam o meu caráter e me aproximam dos meus sonhos. Abdicar não é fácil. Significa dizer não a muitas coisas: momentos de lazer, festas, horas a mais de sono, até mesmo estar com a família em alguns momentos. Mas eu entendi que para alcançar algo grande, é preciso abrir mão de certas coisas para conquistar o que muitos não conseguem lá na frente. A dedicação entra como a base de tudo. Treino com seriedade e profissionalismo, mesmo nos dias em que estou cansado ou desanimado. Estudo com foco, mesmo quando o corpo pede descanso. Me esforço dentro e fora da pista porque sei que os resultados não



Deseja receber nossa Newsletter?


Veja nossas newsletter